segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CINE RIO BRANCO RECEBE ENCERRAMENTO DE CURSO

Evento gratuito será na terça-feira, dia 11, e contará com exibição do longa Cinema, Aspirinas e Urubus, do diretor Marcelo Gomes

Arcoverde recebe o curso O Cinema Pernambucano vai ao Sertão nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. No dia 11, como encerramento das aulas, haverá uma sessão especial do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, dirigido pelo cineasta Marcelo Gomes. A exibição será no Cine Rio Branco, às 19h30.

Depois do filme, haverá um bate papo cineclubista com os quatro professores do curso: Diogo Velasco, doutor pela Unicamp e professor da Universidade Federal de Sergipe; Laécio Rodrigues, também doutor pela Unicamp e professor da Universidade Federal de Pernambuco; Raquel do Monte, coordenadora do curso e doutoranda da UFPE; e Gabriela Saldanha, também coordenadora do curso e doutoranda da Unicamp.

Primeiro longa-metragem de Marcelo Gomes, Cinema, Aspirinas e Urubus foi premiado no Festival de Cannes, no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo e também no Festival de Cinema de Mar Del Plata. O enredo se passa em 1942 e traz a história da amizade entre um alemão e um sertanejo, que viajam por vários povoados exibindo filmes promocionais de remédios.

O Cinema Rio Branco foi inaugurado em 19 de maio de 1917, sendo um dos mais antigos em funcionamento no Brasil. O local foi fechado para reforma em 2010 e foi reinaugurado em novembro de 2013. O espaço possui capacidade para 174 espectadores.

Cinema vai ao Sertão - Além de Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada também receberam o curso O Cinema Pernambucano vai ao Sertão. O objetivo das aulas foi formar e sensibilizar os olhares sobre a produção contemporânea do cinema realizado em Pernambuco. O público-alvo foi composto por estudantes, professores, agentes de cultura e interessados em cinema, com idade acima dos 16 anos. Somando as três cidades, foram contempladas 119 pessoas.

O projeto recebeu financiamento do Governo do Estado, através do Funcultura, e tem entre os parceiros o Sistema Fecomércio/Senac/Sesc, o Ponto de Cultura Cabras de Lampião, a Fachusc e a AESET, além do apoio da Prefeitura de Serra Talhada.

SERVIÇO
Sessão Cineclubista "Cinema, Aspirinas e Urubus” 
Datas: 11 de fevereiro 
Horário: 19h30
Local: Cinema Rio Branco - Avenida Antônio Japiassu, s/nº - Centro
Entrada gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário